Campanha do Terreno

A Paz de Cristo. Conseguimos conquistar a vitória de adquirir dois terrenos no Barro Branco para construir a sede da futura Igreja Metodista Wesleyana em Jardim Barro Branco. Contamos com sua ajuda, pois ainda estamos pagando um deles. Contribua. Seja Patrocinador.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

JUÍZES

Shoftim ou Juízes é um livro dos Neviim (Antigos Profetas) e do Velho Testamento cristão, vem depois do Livro de Josué e antes do Livro de Rute que trata da história dos israelitas entre a conquista da terra de Canaã no final da vida de Josué até o estabelecimento do primeiro reinado.

Autor: Embora segundo a tradição, Samuel tenha escrito o livro, a autoria é na realidade incerta. É possível que ele tenha coligido alguns dos relatos do período dos juízes e que profetas como Natã e Gade, associados a corte de Davi, tenham participado da formulação e organização do material (I Crônicas 29:29).

Data: A data da composição é desconhecida, mas provavelmente remonta ao período da monarquia. A expressão freqüente “naquela época não havia Deus em Israel” faz supor uma data após o estabelecimento da monarquia. Segundo Champlin, alguns estudiosos crêem que este livro foi escrito durante os anos do reinado de Saul, chegando mesmo a asseverar que Samuel foi o mais provável autor do livro.  Entre 1050 e 1000 aC.
Outros, porém, defendem a tese de que o livro teria sido elaborado durante o exílio na Babilônia, depois de 586 a.C., por pessoas anônimas à partir de mitos e tradições orais (mitologia judaica).

Contexto Histórico: Juízes cobre um período caótico na história de Israel: cerca de 1380 a 1050 aC. Sob a liderança de Josué, Israel conquistou e ocupou de forma geral a terra de Canaã, mas grandes áreas ainda permaneceram por serem conquistadas pelas tribos individualmente. Israel praticava continuamente o que era mau aos olhos do Senhor e “não havia rei em Israel, porém cada um fazia o que parecia reto aos seus olhos” (21.25). Ao servirem de forma deliberada a deuses estranhos, o povo de Israel quebrava a sua aliança com o Senhor. Em conseqüência, o Senhor os entregava nas mãos dos opressores. Cada vez que o povo clamava ao Senhor, este, com fidelidade, levantava um juiz a fim de prover libertação ao seu povo. Estes juízes, a quem o Senhor escolheu e ungiu com o seu Espírito, eram militares e civis. O Livro de Juízes não olha apenas retroativamente para a conquista de Canaã, liderada por Josué, registrando as condições em Canaã durante o período dos juízes, mas também antecipa o estabelecimento da monarquia em Israel.
Tema Principal: A história de Israel durante os tempos dos doze juízes.
Versículos-chave: Juízes 2:16-19 / Juízes 10:15 / Juízes 21:25

Propósito: O autor tinha um plano bem definido ao escrever este livro (Juízes 2:11-23): Primeiro, ele diz até que ponto progredira a guerra contra os cananeus; quais tribos de Israel tinham obtido êxito e quais tinham falhado, não conseguindo dominar determinadas regiões. Segundo, ele afirma a tese de sua teologia histórica, a saber, que o povo de Israel ia bem quando obedecia a Yahweh, mas ia mal quando desobedecia. A apostasia aparece como o principal impedimento ao pleno sucesso de Israel (Juízes 2:13). O castigo era imposto aos desobedientes (Juízes 2:15), mas quando se arrependiam, novamente as coisas corriam bem (Juízes 2:16,23). Ele conclui com a melancólica observação de que, durante aquele período, predominava o caos, pois cada um fazia o que lhe parecia melhor, não havendo um governo central que unificasse as coisas (Juízes 21:25).

O Espírito Santo em Ação: A atividade do Espírito Santo do Senhor no Livro de Juízes é claramente retratada na liderança carismática daquele período. Os seguintes atos heróicos de Otniel, Gideão, Jefté e Sansão são atribuídos ao Espírito do Senhor:
O Espirito do Senhor veio sobre Otniel (3.10) e o capacitou a libertar os israelitas das mãos de Cusã-Risataim, rei da Síria.
Através da presença pessoal do Espírito do Senhor, Gideão (6.34) libertou o povo de Deus das mãos dos midianitas. Literalmente, o Espírito do Senhor revestiu Gideão. O Espírito do Senhor capacitou este líder escolhido por Deus e agiu através dele para implementar o ato salvífico do Senhor em benefício do seu povo.
O Espírito do Senhor equipou Jefté (11.29) com habilidades de liderança no seu empreendimento militar contra os amonitas. A vitória de Jefté sobre os amonitas foi o ato de libertação do Senhor em benefício de Israel.
O Espírito do Senhor capacitou Sansão e executar atos extraordinários. Ele começou a impelir Sansão para sua carreira (13.25). O Espírito veio poderosamente sobre ele em várias ocasiões. Sansão despedaçou um leão apenas com as mãos (14.6). Certa vez matou trinta filisteus (14.19) e, em outra ocasião, livrou-se das cordas que amarravam as suas mãos e matou mil filisteus com uma queixada de jumento (15.14,15).
O mesmo Espírito Santo que deu condições a esses libertadores para que fizessem façanhas e cumprissem os planos e propósitos do Senhor, continua operante ainda hoje.
Os Juízes: Cronologicamente podem-se mencionar os seguintes líderes que teriam julgado Israel, com suas respectivas tribos de origem e referências bíblicas:
§  Otniel (Judá) - Jz 1:11-15; Jz 3:7-11
§  Eúde (Benjamim) - Jz 3:12-30; Jz 4:1
§  Sangar (desconhecido a origem) - Jz 3:31; Jz 5:6
§  Débora (Efraim) - Jz 4:1; Jz 5:31
§  Gideão (Manassés) - Jz 6:1-8; Jz 6:32
§  Tola (Issacar) - Jz 10:1-2
§  Jair (Manassés) - Jz 10:3-5
§  Jefté (Manassés) - Jz 10:6-12; Jz 7
§  Ibsã (Judá ou Zebulom) - Jz 12:8-9
§  Elom (Zebulom) - Jz 12:11-12
§  Abdom (Efraim) - Jz 12:13-15
§  Sansão (Dã) - Jz 13-16

Entre alguns juízes durante essa época que mais se destacam no livro estão DéboraGideãoJefté e Sansão.

§  Abmeleque - Jz 9.1

Pseudo juiz sem autoridade divina esteve sobre Israel. Declarou-se rei sobre o povo e combateu inimigos internos e externos.

§  Samuel - I Samuel 1-25

Alguns afirmam que Samuel tenha sido o último juiz sobre Israel e com certeza fora o responsável pela mudança de governo em Israel.

Esboço de Juízes
I. Prólogo: As condições em Canaã após a morte de Josué 1.1-3.6
Continuação das conquistas pelas tribos de Israel 1.1-26

Conquista incompletas da terra 1.27-36
A aliança do Senhor é quebrada 2.1-5
Introdução ao período dos juízes 2.6 –3.6

II. História de opressões e libertações durante o período dos juízes 3.7-16.31
Opressão mesopotâmica por meio de Otniel 3.7-11
B) Opressão moabita por meio de Eúde 3.12-30

C) Opressão filistéia e libertação por meio de Sangar 3.31

Opressão cananita e libertação por meio de Débora e Baraque 4.1-5.31

Opressão midianita e libertação por meio de Gideão 6.1– 8.35
Breve reinado de Abimeleque 9.1-57
Carreira de Tola como Juiz 10.1,2
Carreira de Jair como Juiz 10.3-5
Opressão amonita e libertação por meio de Jefté 10.6 –12.7
Carreira de Ibsã como juiz 12.8-10
Carreira de Elom como juiz 12.11,12
Carreira de Abdom como juiz 12.13-15

Opressão filistéia e libertação por meio de Sansão 13.1-16.31
III. Epílogo: Condições que ilustram o período dos juízes 17.1-21.25





Bibliografia:
A Bíblia da Mulher: leitura, devocional, estudo / Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil; São Paulo; Mundo Cristão, 2003.
Bíblia Plenitude
www.vivos.com.br


Compilado por:  Asp. Cláudio Carmello

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe seu recado

Pesquisar